segunda-feira, 5 de fevereiro de 2024

As três maiores causas de doenças e morte. Rir é o melhor remédio contra a ansiedade e o medo

FOGO NO CORAÇÃO é meu trabalho de conclusão de curso na
Escola Nacional de Acupuntura: um thiller policial com estudo
de caso ambientado no dia a dia de acupunturistas em Brasília

RAY CUNHA 

BRASÍLIA, 5 DE FEVEREIRO DE 2024 – Formado em Medicina Tradicional Chinesa pela Escola Nacional de Acupuntura (ENAc), em curso técnico de 2013 a 2016, de 2.080 horas/aula presenciais e 440 horas de estágio em ambulatório, em um total de 2.520 horas/aula, faço, atualmente, cerca de 400 atendimentos por ano, entre homens e mulheres, crianças e velhos, portadores de todo tipo de doença. 

A maioria desses pacientes é atendida em trabalho voluntário aos sábados, no Ambulatório Fernando Hessen, no Centro Comunitário da Candangolândia, na equipe do professor Ricardo André; e aos domingos, no Centro Espírita André Luiz (Ceal), no Guará I, na equipe do acupunturista José Marcelo. E há os pacientes que atendo na casa deles. 

Minha linha de trabalho é espiritualista. Examino o paciente levando em consideração quatro corpos: o espírito; o corpo astral, ou das emoções; o corpo etéreo, onde se localizam os meridianos de acupuntura; e o corpo físico – um espelho das emoções. E investigo a causa do sofrimento do paciente. É claro que ao atender um paciente chorando de dor trato de anestesiá-lo com acupuntura. Dor é um pedido de socorro, sintoma. Pois bem, nessa jornada observei três causas principais das doenças. 

1 – Falta de água: Da mesma forma que nosso planeta, a Terra, 70 por cento do corpo humano são água. Logo, água é fundamental para nossa existência. Todos os dias, uma pessoa adulta perde cerca de dois litros de água. Tem que haver a reposição dessa água, do contrário o corpo começa a falhar e o tempo de vida dessa pessoa é reduzido drasticamente, com o agravante de que ela contrai as mais diversas doenças e morre com dores. 

2 – Vida sedentária: Somos seres com quatro dimensões – altura, largura, profundidade e movimento, que equivale ao tempo, ou quarta dimensão. Nosso corpo foi projetado para movimentar-se, diferentemente dos vegetais. Assim, temos duas pernas e dois braços. Viver no sofá ou na cama é matar-se lentamente. Deve-se caminhar, todos os dias, pelo menos durante 40 minutos, pois isso mobiliza todos os músculos e oxigena todo o corpo, especialmente o cérebro. 

Sou também escritor. Tenho um romance, HIENA, que foi todo ele criado enquanto eu caminhava. Em casa, apenas passava para o papel o que me vinha à cabeça enquanto caminhava. Sequências de romances, contos inteiros, poemas e artigos jornalísticos me vieram à cabeça enquanto caminhava. E caminhar ao ar livre, tomando sol, é melhor ainda, porque a luz do sol é vital para a vida. 

3 – Ansiedade e medo: Ansiedade é viver no futuro. Como o futuro não existe vive-se uma ilusão, gasto inútil de energia, frustração, estresse. Só existe o agora. E quando a ansiedade é mesclada de medo, que é aquilo que não conseguimos compreender, que não sabemos o que é, aí se instala uma bomba-relógio dentro do coração. 

A coisa funciona assim: a ansiedade produz um jorro de adrenalina na corrente sanguínea. Adrenalina é um hormônio que acelera o batimento cardíaco, chegando a decuplicar a força muscular. Vi um caso, certa vez, de um cachorro de tamanho médio que ultrapassou um muro de dois metros de altura para se encontrar com uma cadela no cio presa no quintal de uma casa. O cheiro do cio provocou a produção de adrenalina no cachorro e ele ficou super-forte. 

Só que a adrenalina vem com fatura. Depois de se sentir super-forte, o sujeito sente-se um lixo e a imunidade cai para quase zero. Imagine uma pessoa cronicamente ansiosa, ou medrosa! Torna-se um morto-vivo, um armazém de microrganismos e doenças, até o coração implodir. 

Nosso corpo é apenas o instrumento que nos permite viver a experiência da matéria. Pode acontecer de se encarnar em um corpo doente por questão cármica. Inclusive há casos de pessoas que nascem parecidas a um pato, ou só com cabeça e tronco etc. Nesses casos, não há o que fazer. Mas se gozarmos de saúde poderemos então curtir os prazeres do darma.

Para manter nossa saúde basta tomar certos cuidados, como não prejudicar os outros e pensar sempre no bem. Todos nós temos noção do que é o bem. Pensar no bem gera vibração de luz. E jamais reclamar ou lamentar-se. Comiseração de si mesmo também é mortal. E deve-se fazer a reposição diária de água e movimentar o corpo. E rir. O riso põe o corpo todo em equilíbrio.

Há três alimentos: oxigênio, sem o qual vivemos apenas alguns minutos; água e comida, sem as quais vivemos apenas alguns dias; e alegria, sem a qual morremos em vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário