quarta-feira, 25 de maio de 2011

Deus

As manhãs e o anoitecer são frios e os dias curtos. À noite, as mulheres usam mais roupas, e aumentam o mistério dos seus encantos. Ao pararmos numa cafeteria e degustarmos café arábica, ou pelo menos blend, sentimos seu aroma redentor, misturado ao outono. O curto inverno de Brasília me lembra o Rio de Janeiro, as cafeterias em Copacabana, na companhia dos meus amigos do curso de teatro, as incursões à antiga TV Tupi, os fins de semana em Padre Miguel, as idas ao Primo, na zona metropolitana do Rio, onde tomávamos litros de batida de tudo o quanto se possa imaginar, menos de açaí, porque açaí ainda não estava na moda.

É claro, Brasília é única. É a única cidade do mundo sem esquina, sem calçada, feita para automóveis, embora quase não conte com estacionamentos. Brasília tem muitos subterrâneos, labirintos, mansões atrás de altos muros. É apropriada para reuniões de mafiosos, vampiros, mensaleiros. Uma cidade sob medida para Paulo Salim Maluf, Antonio Palocci, Gilvam Borges, José Roberto Arruda, Joaquim Domingos Roriz, Benedito Domingos, Benício Tavares...

Esquinas, só nos shoppings, cruzamentos sem semáforos, um passa-passa de aviões prestes a levantar voo. À noite, o Setor Hoteleiro Sul se torna um imenso navio cheio de luzes, atravessando, lento, a madrugada. Tudo rescende a jasmim, Chanel 5, ostra e Lacrima Christi do Porto. E tudo leva à mesma sensação de quando vemos uma mulher dentro de um vestido de seda, justo, e sobre sapatos de 14 centímetros de altura, caminhando como potra em assoalho de madeira.
Nossos pensamentos voam, conduzidos por pequenos goles de Lacrima. Pego a Bíblia e retomo a leitura na fuga dos judeus do Egito. O Deus do Velho Testamento é um general vingativo, que conduz os egípcios à morte por afogamento. É um Deus oposto ao dos cristãos, que é amoroso. Para o filósofo japonês Masaharu Taniguchi, Deus é a Grande Luz, o Grande Espírito, a Grande Vida.
Segundo os astrônomos, a Terra gira em torno do Sol a 108 mil quilômetros por hora; o sistema solar gira em torno do núcleo da Via Láctea a 830 mil quilômetros por hora; a Via Láctea corre para o centro de um conjunto de galáxias vizinhas, o Grupo Local, a 144 mil quilômetros por hora; o Grupo Local caminha para o aglomerado de Virgem a 900 mil quilômetros por hora; e tudo isso segue em direção ao Grande Atrator, a 2,2 milhões de quilômetros por hora. O Grande Atrator é uma superconcentração de galáxias para além da região de Centauro, a 137 milhões de anos-luz da Terra.
E cá estou, a falar de política. Voamos vertiginosamente e não caímos no espaço sideral. Estou sentado confortavelmente, cercado de livros, o computador e todas as suas possibilidades à minha disposição. Os físicos explicam que não caímos por causa da força de gravidade, mas não sabem o que é a força de gravidade. Masaharu Taniguchi disse que é o éter. Éter é Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário