quinta-feira, 25 de março de 2021

A Medicina Tradicional Chinesa mostra que uma das causas da fibromialgia é beber pouca água

RAY CUNHA 

BRASÍLIA, 25 DE MARÇO DO 2021 – Como terapeuta em Medicina Tradicional Chinesa, atendo, em média, cinco pacientes por semana, entre idosos e jovens, homens e mulheres. A queixa mais comum é dor, às vezes no corpo todo, o que é chamado de fibromialgia. Quando o paciente está sentindo muita dor, trato logo de tirá-la, ou com acupuntura sistêmica ou com eletro-acupuntura. 

Fora isso, sempre começo com anamnese, aquela conversa coloquial e íntima que temos com o paciente, voltada para perscrutar sua alma, e sentir com ele as dores que o acometem. As doenças, e mesmo os acidentes e acontecimentos nefastos, começam com emoções ruins, e as emoções ocorrem no corpo astral, ou perispírito, geralmente causadas por encostos, ou influência de espíritos sintonizados. 

Do corpo astral, as vibrações ruins, ou larvas astrais, minam o corpo etéreo, ou duplo sutil do corpo físico. É aí que entra a pulsologia, quando, por meio dos pulsos do paciente, auscultamos todos os seus órgãos, e também sua alma. A língua complementa esse exame, pois revela, de forma clara, como vai o sistema fisiológico do paciente. 

Também o olhar do paciente, sua voz, a expressão do seu rosto, até seu andar, tudo isso revela, aos gritos, a dor que lhe vai na alma, e, por reflexo, no corpo físico. Então, nós dois enfrentamos a dor. 

Muitas vezes, é uma dor que se consolida simplesmente porque o paciente não bebe água suficiente. Pelo menos 70% do nosso corpo são água. Uma pessoa adulta deve beber pelo menos dois litros de água por dia, pois o equivalente a isso é perdido todos os dias. Assim, a mesma quantidade deve ser reposta para evitar a desidratação. 

Se não for assim, o corpo irá travando, enrijecendo, surgirão dores dos pés à cabeça, a pele ficará feia, surgirá a insônia, pedras nos rins e na bexiga, o mal humor se revelará, a raiva emergirá, as fezes serão caprinas, a vida perderá a graça e tudo imergirá naquele vale de sombras, de anoitecer, mesmo que a vida esteja pulsando ao redor. E quando não se bebe nenhuma água, o indivíduo morre em no máximo quatro dias. 

Bilhões de pessoas, em todo o mundo, levantam-se a cada manhã preocupadas em como conseguir água. Povos lutam entre si pela água. Não é o caso do Brasil. Aqui, temos cerca de um quinto da água doce de superfície do planeta, e há até quem varra o quintal com água tratada, o que daria cadeia na Europa. 

Aqui, temos água à vontade, essa substância química inodora, insípida e transparente, formada por dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio, e que pode se apresentar em estado líquido, constituindo três quartos da superfície do planeta, e em forma de gelo, nas calotas polares, e de vapor na atmosfera terrestre. 

A água é fundamental para todos os seres vivos devido à sua capacidade de mediar reações bioquímicas tanto no interior quanto entre as células. A fotossíntese depende das moléculas de água para sua ocorrência; por meio da hidrólise, as moléculas são quebradas por ação da luz solar e se recombinam com o gás carbônico para formar a glicose, rica em energia, necessária à sobrevivência da planta. Eis a base da cadeia alimentar. Animais herbívoros comem vegetais e são comidos pelos predadores, com o homem no topo.

O corpo carnal é energia densa, e a água é o melhor lubrificante para essa energia se mover e se equilibrar, e dar continuidade à vida cármica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário