quinta-feira, 7 de junho de 2018

O Universo é vibração. Câncer também


RAY CUNHA*


As células nascem e morrem ao longo de toda a vida, exceto os neurônios, que permanecem vivos da formação do feto até a morte do corpo físico. A cada divisão das células, fragmentos de DNA podem ser perdidos, causando erros genéticos que são transmitidos para as células-filhas; chega um momento em que a célula não consegue mais se dividir e é destruída pelo próprio organismo. Isso acontece o tempo todo, e pode ocorrer de uma célula mutante sobreviver e começar a se multiplicar, até formar um aglomerado capaz de resistir aos linfócitos. Isso é um conceito alopático de câncer.

Mas por que algumas pessoas são vítimas de câncer e outras não? Na condição de terapeuta em Medicina Tradicional Chinesa, cuidei de uma paciente oncológica septuagenária, que tomava 15 medicamentos diariamente, alguns dos quais de tarja preta, sentia dores generalizadas e não dormia bem. Tensa, qualquer preocupação a deixava mais tensa ainda. Como não conseguia deitar-se para ser massageada ou para acupuntura o atendimento era feito com ela sentada. Conseguia fazê-la relaxar com a massagem terapêutica chinesa (tuiná), mas logo depois sua região cervical assemelhava-se a um pedaço de madeira.

Após várias sessões e perguntas recorrentes, mas feitas de forma sutil, consegui entender o que lhe ocorrera. Anulara-se a vida toda primeiramente perante o pai e, depois, o marido. Seu filho único tirou a própria vida naquele momento em que a juventude é imortal. E ela, desde então, levantava-se e ia dormir pensando no filho, numa saudade que a sufocava, e a matava a conta-gotas. Foi quando o cancro começou a latejar no seio direito dela.

A coisa toda surgiu no corpo astral, sede das emoções, minou o corpo etéreo, sede dos sentidos e escudo do corpo físico, e se instalou no seio direito, que é o lado feminino. Ela me contou que logo depois da morte do filho, ele lhe disse, em sonho, que estava bem. Mas como serenar a mente da mãe que perde o filho? Como devolver a alegria da mãe que perde de vista o filho único, no esplendor da juventude, perdido nos corredores escorregadios da loucura dos suicidas? Agulha alguma faz isso. Mas pode-se reequilibrar o corpo físico, fechar as frestas do duplo etéreo e extirpar a inflamação astral.

Na Medicina Tradicional Chinesa, identificamos causas externas e internas das doenças. Aquelas são o vento, o frio e o calor excessivos, secura e umidade; estas, raiva, alegria excessiva, preocupação, pensamento obsessivo, choque emocional violento, tristeza, medo. Tudo isso pode causar desequilíbrio energético e disparar a doença. Neste contexto, câncer é o equivalente a desequilíbrio energético no meridiano do baço, que, então, encontra-se depauperado, falhando numa de suas funções, a de remover a umidade interna, massa viscosa, como catarro, mioma no útero, cisto no ovário, cálculos renais ou na vesícula, tumores benignos ou malignos.

Em termos energéticos, preocupação e estresse depauperam o baço, levando a distúrbios digestivos e à fadiga crônica, como se o paciente estivesse carregando o mundo nas costas. Daí à depressão é um passo. Consumo em excesso de alimentos frios, crus e úmidos, muito açúcar e gordura também enfraquecem o baço, assim como trabalho em excesso e frequente perda de sangue. Assim, em termos energéticos, prevenir o câncer é evitar tudo o que afunda o Qi do baço. Quanto ao câncer oriundo de predisposição genética, teoricamente pode ser tratado pelo meridiano do rim, que contém a energia pré-celestial, ou o Qi essencial.

Além disso, deve-se, imediatamente, cortar os suprimentos favoritos do parasita que cresce no organismo do paciente oncológico: açúcar, leite e carne. E procurar oxigenar o máximo possível as células sãs, pois cancro não suporta ambiente oxigenado.

Contudo, muitos males surgem no corpo astral. Ódio, medo, tristeza, ira, crueldade, inveja, ambição desmedida, avareza, são alguns dos sentimentos que provocam inflamações no corpo astral e frestas no escudo do corpo físico, o duplo etéreo, provocando as mais diversas e assustadoras doenças, inclusive a loucura, e desfechos como o suicídio, que é um cancro que corrói tanto o paciente danado quanto o coração dos que ficam neste plano, porque o suicida abrevia a vida às vezes no momento mais esplendoroso da sua juventude, e fica no limbo, agarrado ao corpo etéreo, ou seja, nem no mundo espiritual nem no mundo físico.

Assim, amar, principalmente a si mesmo; perdoar; ter gratidão por tudo o que tem, mesmo que seja um par de sandálias japonesas, uma bermuda e uma camiseta; ser útil à família, à sociedade e à pátria é remédio, que, embora em doses cavalares, não se transforma em veneno, porque é, sempre, luz.

E se o câncer já tiver avançado e deteriorado a matéria de maneira que não haja mais recuperação, perdoar-se a si mesmo é o antídoto que devolverá o equilíbrio, a serenidade, o riso, e levará ao degrau seguinte na caminhada infinita do Tao.

Os meridianos da acupuntura estão situados no corpo etéreo. Isso ficou bem claro para mim quando atendi o sr. V, no Centro Espírita André Luiz (Ceal), no Guará I, Brasília/DF, onde realizo trabalho voluntário aos domingos de manhã, juntamente com uma equipe de terapeutas holísticos. No Ceal, os pacientes são atendidos de acordo com a ordem de chegada e pelo terapeuta que estiver disponível. Examinei a ficha do sr. V, que tinha 70 anos; sua grande queixa era a extração do intestino grosso. Era a trigésima terceira sessão dele, mas fui direto à queixa original, que, além da retirada do intestino grosso, registrava também dores lombar, sacral e nos ombros e braços, insônia, prisão de ventre e úlcera gástrica.

O sr. V me contou que todas as semanas procurava o pronto-socorro, sofria de diarreia crônica e tudo o que comia lhe fazia mal. Observei-lhe a língua e senti seus pulsos; suas energias esvaíam-se. Eu começara, então, a desenvolver uma técnica, a que chamo de acupuntura dos corpos vibracionais, físico, etéreo, astral, espiritual e divino.

 – O senhor sabe que ainda tem seu intestino grosso, não sabe? – perguntei-lhe, olhando-o nos olhos. Os olhos dele brilharam, numa interrogação. – O senhor continua com o seu intestino grosso, só que no corpo etéreo, que liga o corpo carnal ao corpo espiritual, daí que o corpo etéreo é conhecido também como perispírito, ou duplo etéreo, porque liga o corpo físico ao espírito, e o espírito é imortal, não pode adoecer, não com as doenças que conhecemos aqui, neste plano. Seu intestino grosso foi extraído do corpo físico, mas ele continua intacto no corpo etéreo. Não podemos ver o corpo etéreo, porque sua vibração é muito mais fina do que a do corpo material, que tem uma vibração tão baixa que se materializa.

Ele entendeu na hora, e o brilho dos seus olhos continuou, como duas pequenas lanternas. Sei que só eu podia ver o brilho dos seus olhos, e percebi também que ele sorria.

– Bem, como o senhor não perdeu nada, muito menos seu intestino grosso, vou fazer a limpeza do canal do intestino grosso – disse-lhe, explicando-lhe, rapidamente, sobre os meridianos, que atravessam o corpo como um feixe de fios. Na Medicina Chinesa, limpar um canal quer dizer aplicar agulhas no primeiro ponto daquele canal e cruzar com o último ponto. Então apliquei agulhas no IG 1 esquerdo, que fica no leito ungueal radial do dedo indicador, e o IG 20 direito, no ponto de encontro entre a linha nasolabial e a lateral da asa do nariz.

Apliquei mais o estômago 36 bi, para fortalecer o Qi e o sangue, aumentar o Yang e minorar dores epigástricas, náusea, vômito, má digestão, tontura, fadiga, e fortalecer o corpo e a mente, além do estômago 25, para equilibrar o baço, estômago e intestinos, pondo fim à diarreia. Ainda, apliquei o vaso concepção 12, para tonificar estômago e baço, e o yintang, para extirpar ansiedade e disciplinar os pensamentos, acalmando, assim, a mente, o que acaba melhorando o sono.

Pouco mais de 20 minutos depois foram retiradas as agulhas do sr. V. Orientei-o a tomar pelo menos dois litros de água por dia e a cortar leite, frutas, salada e legumes crus a partir das 18 horas e a passar a comer, à noite, alimentos quentes, principalmente abóbora e raízes, como batata, cará, inhame e mandioca. Frutas, salada, alimentos crus e gelados são de natureza fria; a noite é de natureza fria, o que gera excesso de frio. Frio, na Medicina Chinesa, é travamento energético, e arrasa com o baço.

Notei que o sr. V saiu do ambulatório com vivacidade, “pois agora” – pensei – “ele sabe que seu intestino grosso está lá com ele”. Orientei-o também a me procurar no domingo seguinte. Uma semana depois ele voltou e me disse que não baixou hospital. Outro terapeuta o atendeu e repetiu o protocolo da semana anterior.

Três meses depois recebi a notícia: o sr. V se deu alta.

Atendemos, no André Luiz, médiuns que trabalham no centro, muitos deles com todo tipo de doenças. São obsedados por espíritos que pensam que ainda se encontram no plano carnal e que estão doentes. Digo-lhes que precisam, ao orarem, de manhã, e à noite, agradecer aos seus antepassados, especialmente aos pais; a perdoarem a si mesmos e a enxergarem no próximo – incluindo os drogados, os raivosos, os cancerosos, os que foram estuprados, os que gritam de dor – apenas perfeição. É assim que se limparão das larvas espirituais.

Interessante que esses médiuns veem que nós, os voluntários, estamos cercados de mestres vindos do mundo espiritual, que nos orientam, vigilantes, para que o amor triunfe ali naquele ambulatório. Foi por isso que o sr. V pôde se dar alta.

Tudo no Universo é energia, vibração. O físico alemão Albert Einstein teorizou isso no século 20 por meio da equação E (energia) = m (massa) vezes c2, a velocidade da luz – 300 mil quilômetros por segundo – elevada ao quadrado – 90 bilhões. Nada no Universo está parado, tudo está em movimento. Nada se cria, nada se perde, tudo se transforma: o Universo não teve início e não terá fim, e está em eterna transformação. Alguém prova o contrário?

O movimento do Universo obedece à lei. A Terra gira em torno do seu eixo e gravita em torno do Sol a 108 mil quilômetros por hora; o sistema solar gira em volta do núcleo da Via Láctea a 830 mil quilômetros por hora; a Via Láctea dirige-se para o Grupo Local a 144 mil quilômetros por hora; o Grupo Local voa para o aglomerado de Virgem a 900 mil quilômetros por hora; tudo isso segue em direção ao Grande Atrator, a 2,2 milhões de quilômetros por hora; o Grande Atrator fica para além de Centauro, a 137 milhões de anos-luz da Terra.

E por que a Terra não despenca no espaço sideral? Porque um tipo de energia garante que o planeta siga na sua rota. Mas se o homem começar a detonar bombas atômicas, ou a poluir em excesso a natureza, a inclinação do eixo da Terra, ou seu clima, sofrerá mudança dramática, e então virá o caos.

Assim, tudo no Universo é energia, vibração e sintonia. O que sintonizamos nas ondas de rádio é a sua vibração, assim como as pessoas tristes e que odeiam atraem a tragédia, a morte, e os que se alegram e amam são os leões de asas, porque cavalgam a luz.
  

Biliografia

GERBER, Richard. Medicina vibracional: Uma medicina para o futuro. São Paulo: Cultrix, 2007.

KARDEC, Allan. O livro dos espíritos – 23ª Edição. São Paulo: Instituto de Difusão Espírita, 1984.

MACIOCIA, Giovanni. Os fundamentos da Medicina Chinesa. São Paulo: Roca, 2007.

MIYAURA, Junji. Os 5 corpos do ser humano. São Paulo: Seicho-No-Ie do Brasil, 2016.

PINHEIRO, Robson: pelo espírito de Joseph Gleber. Medicina da alma – 2ª Edição. São Paulo: Casa dos Espíritos, 2007.

TANIGUCHI, Masaharu. A verdade da vida – 1º Volume. 8ª Edição. São Paulo: Seicho-No-Ie do Brasil, 1992.


*RAY CUNHA é escritor e terapeuta em Medicina Tradicional Chinesa, autor do romance FOGO NO CORAÇÃO, ambientado no mundo da acupuntura em Brasília/DF

Você pode adquirir FOGO NO CORAÇÃO e outros romances de RAY CUNHA na Amazon.com.br ou no Clube de Autores

Um comentário:

  1. Oi amigo Ray.
    Parabéns pela sua fala.
    Uma explanação digna de um estudioso e dedicado profissional em MTC. Muito mais que isso é a atuacaa nos trabalhos voluntários do Ceal. Uma oportunidade de servir aos irmãos necessitados sem discrição.
    Que a busca pelo conhecimento seja sua força maior, o trabalho elaborado a motivação de jamais desistir, e as vitórias alcancadaa sejam sempre o sorriso da alma.
    Um forte abraço.

    Emerson Carvalho.
    Namastê.

    ResponderExcluir