quinta-feira, 18 de novembro de 2021

Que tal, Elon Musk, uma base de lançamento de foguete na ilha de Marajó, na Amazônia Azul?

Elon Musk revelou-se gênio desde criança (Wikipédia)

RAY CUNHA 

BRASÍLIA, 18 DE NOVEMBRO DE 2021 – O gênio e bilionário Elon Musk, dono da Space Exploration Technologies, SpaceX, virá em Brasil no início de 2022 para fechar um acordo com o governo Bolsonaro e levar internet firme à toda a Amazônia, escolas rurais e outras áreas remotas do Brasil. O ministro Fábio Faria, das Comunicações, esteve com Musk no Texas, Estados Unidos, onde o empresário mora, e com Gwynne Shotwell, presidente da SpaceX na Califórnia, onde fica a sede da empresa, e acertou a vinda de Musk. 

A SpaceX, criada por Musk em maio de 2002, fabrica foguetes e presta serviços a 17 países, utilizará alguns dos seus mais de 1.700 satélites de baixa órbita para levar internet a locais remotos do Brasil. Em 2022, a SpaceX pretende pôr mais 2.500 satélites em órbita, totalizando 4.200; quer chegar a 30 mil satélites em órbita. 

“Até o primeiro semestre do ano que vem, a conectividade já deve estar implementada na Amazônia, escolas rurais e outros locais atualmente sem acesso à internet” – disse Fábio Faria à revista Exame. Musk fará uma viagem pela Amazônia juntamente com Fábio Faria. 

Atenção, Musk: que tal investir em uma base de lançamento de foguete no Marajó, maior ilha fluviomarinha do planeta? O cabo Maguari, no município marajoara de Soure, a 80 quilômetros de Belém, talvez seja o melhor ponto do planeta para o lançamento de foguetes, pois está situado praticamente na Linha Imaginária do Equador, ponto de rotação mais veloz da Terra, o que impulsiona o lançamento de foguetes, e defronte para o oceano Atlântico, área de escape por excelência em caso de acidente, além de afastado de aglomerações humanas. 

Componentes, e até foguetes, mesmo, e satélites, poderiam ser fabricados no Distrito Industrial de Barcarena, com energia hidroelétrica da usina de Tucuruí, e serem transportados de balsa do Porto de Vila do Conde para Soure, e, de lá, para o cabo Maguari. 

E, Musk, se você quiser se aprofundar sobre a Amazônia, que é a última fronteira da face da Terra, peça para conversar com o vice-presidente, Hamilton Mourão, uma das pessoas que melhor conhecem a Amazônia profunda. Não dê ouvidos para o pessoal que acha que a Amazônia é o pulmão do mundo, que Bolsonaro está incendiando a Hileia e que lá há girafa. Girafa, elefante e leão, há muitos na África do Sul. Hienas, além da África, lideram o foro de São Paulo. 

As duas bases brasileiras de lançamento de foguetes, o Centro de Lançamento da Barreira do Inferno, em Natal/RN, e o Centro de Lançamento de Alcântara/MA, ambos na Região Nordeste, tanto um quanto o outro vem sendo estrangulado, o do Rio Grande do Norte por especulação imobiliária e o do Maranhão por questões fundiárias, referentes a demarcações de terras quilombolas. 

Um investimento desses colocaria o Brasil, definitivamente, na ponta das telecomunicações, assim como o PIB francês é ampliado por três foguetes lançados na base espacial em Kourou, no meio da selva, no Departamento Ultramarino francês, a Guiana Francesa: Ariane, Soyuz e Vega. 

O maior deles, o Ariane 5, foi criado em 1996, levando para o espaço alguns dos maiores satélites de telecomunicações e meteorologia do planeta. O projeto do Ariane 6, foguete de 62 metros de altura, desenvolvido para lançar espaçonaves ainda maiores do que as transportadas pelo Ariane 5, tem orçamento de 2,4 bilhões de euros, dinheiro dos países da Agência Espacial Europeia (ESA); mais barato e eficiente do que o Ariane 5. Cada lançamento do Ariane custa em torno de 100 milhões de dólares. 

A nova geração de foguetes da SpaceX reduziu os custos, e pode fazer a mesma coisa que o Ariane 5 dezenas de milhões de dólares mais barato. Os dois primeiros foguetes da empresa são os Falcon 1 e Falcon 9, homenagem à Millennium Falcon, de Star Wars, e sua primeira nave espacial é a Dragon, em homenagem ao filme Puff the Magic Dragon, tudo isso concretizado em apenas sete anos. 

Em setembro de 2008, o Falcon 1 fez história: tornou-se o primeiro foguete privado a colocar um satélite na órbita terrestre, e, em 25 de maio de 2012, a Dragon ancorou na Estação Espacial Internacional, tornando-se a primeira empresa privada a fazer isso. 

Musk nasceu em Pretória, África do Sul, em 28 de junho de 1971. Naturalizou-se americano. É o fundador, CEO e CTO da SpaceX; CEO da Tesla Motors; vice-presidente da OpenAI, fundador e CEO da Neuralink e co-fundador e presidente da SolarCity. Em 7 de janeiro de 2021, seu patrimônio pessoal foi avaliado em mais de 188 bilhões de dólares. É graduado em física e economia.

Em 1982, com apenas 11 anos, criou seu próprio jogo de vídeo game, vendido para uma empresa sul-africana por 500 dólares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário