segunda-feira, 8 de novembro de 2010

A Amazônia na espátula de Olivar Cunha

Escrevo estas linhas ao som de Luis Kalaff, o Rei do Merengue, e de Os Alegres Dominicanos. Merengue evoca a Amazônia Atlântica: o Pará, o Amapá, Belém, Macapá – na esquina do maior rio do planeta, o Amazonas, com a Linha Imaginária do Equador. Raimundo Peixe foi o pintor que mais influenciou, como mestre, as gerações de artistas plásticos de Macapá pós-1960, época em que surgiu Olivar Cunha.

Lili, como o rebatizou sua primogênita, Tatiana, e como o chamo na intimidade, é amapaense da gema. Em 1952, quando nosso pai, João Raimundo Cunha, chegou a Macapá, oriundo de Santarém (PA), plantou uma seringueira no quintal de casa, ao lado do Colégio Amapaense, esquina da Rua Iracema Carvão Nunes com a Rua Eliezer Levy. A seringueira está lá, na linha do muro que circunda o Colégio Amapaense, na Rua Eliezer Levy. Está presente também no romance A Casa Amarela (Ray Cunha, Editora Cejup, Belém, 2004, 158 páginas). Naquele ano, nascia Olivar Cunha, juntamente com a seringueira.

Em 1967, frequentávamos a casa do poeta Isnard Brandão Lima Filho, na Rua Mário Cruz, próximo ao Macapá Hotel, e bares da cidade, todos nós: R. Peixe; o poeta e cronista Alcy Araújo; Olivar Cunha; o poeta Rodrigues de Souza, o Galego; o pintor e poeta Manoel Bispo; o poeta e contista Joy Edson; o compositor, poeta e contista Fernando Canto, a poeta Alcinéa Cavalcante... Nessa época, com apenas 15 anos de idade, Olivar Cunha expôs sua primeira individual, na Associação Comercial de Macapá; desde então, jamais fez outra coisa na vida senão oficiar a missa da profissão a que estava destinado a ser fiel para sempre.

Suas telas estão espalhadas principalmente em Macapá, Brasília, Rio de Janeiro, Vitória, além da França... A crítica de arte e pintora Josélia Costandrade encantou-se com a técnica de Olivar Cunha ao utilizar tinta acrílica, de secagem quase instantânea, criando diretamente com espátula.

Olivar Cunha dá à luz a Amazônia eternamente viva, a Hileia que só os caboclos entendem - os apreciadores de merengue, de mapará assado na brasa servido com pirão de açaí, os que se emocionam com o trotar da mulher amazônida no calor equatorial, o mergulho no rio que deságua na tarde, os segredos que se encerram em Macapá, Belém, Mosqueiro, Salinas, Caiena...

Na sala de casa tenho uma tela do Lili, pungente. É, talvez, a do berro mais fovista, a do grito mais expressionista, um tuiuiú crucificado no esgoto, o Tuiuiú Crucificado. Ele a pintou em três meses, em 1992, em Serra, na grande Vitória, onde mora. É uma acrílica sobre tela, em espátula e pincel de 120 cm por 100 cm. Pertence à fase que o pintor chama de Habitat Transform, desenvolvida no Rio de Janeiro e em Vitória, após pesquisa sobre o Pará, o Amapá e o Pantanal, sobre a devastação da flora e fauna nessas regiões.

O tuiuiú é a ave-símbolo do Pantanal, e a maior ave voadora do Brasil. É conhecido também por jaburu, jabiru, tuiuguaçú, tuinim, tuim-de-papo-vermelho (Mato Grosso), cauauá (Amazônia), tuiuiú-coral e jaburu-moleque. A palavra “jaburu”, tupi-guarani, é uma alusão ao modo de andar da ave. O tuiuiú, ou jaburu, tem uma envergadura de aproximadamente 2,6 metros quando adulto, e atinge 1,15 metro de altura, bico de 30 centímetros e calda de 20 centímetros.

Agora, Olivar Cunha resolveu mostrar ao mundo seu trabalho, no blog: olivarcunhaarte.blogspot.com.

Que o mundo espiritual guie sempre tuas mãos de criador genial!

Nenhum comentário:

Postar um comentário